Tupperware

Quer ser uma revendedora Tupperware? Fale comigo. Indique amigos, faça reunioes de negócios e aumente sua lucratividade com a Tupperware. Faça ja seu cadastro. email: duartesconsultoria@yahoo.com.br ou via cel 32-9957-1981/8815-2107

domingo, 28 de setembro de 2008

O que é que a banana tem?

O que é que a banana tem?
Hoje é Dia da Banana! Conheça os benefícios dessa versátil fruta
Por Mônica Vitória • 22/09/2008

Uma fruta tropical, uma fonte de potássio, um alimento que acompanha pratos quentes e sobremesas. Carmen Miranda, símbolo da cultura brasileira no exterior no início do século passado, usava cachos da famosa fruta na cabeça, o que virou sua marca registrada. Também já foi associada, tempos depois, aos governos militares dos países da América Latina pelos norte-americanos, que nos chamavam de "banana republic". Com vocês, ela, que ganhou o sugestivo nome científico de musa paradisíaca: a banana.

Banana prata, ouro, nanica, maçã, figo, pacova, da terra... Só no país, existem mais de vinte tipos comestíveis de banana, e essas são apenas as mais conhecidas. Originária do quente e úmido sudeste asiático, essa fruta que parece tão brasileira chegou com mais força ao nosso território no século XV - e por aqui ficou, encontrando um clima tropical bastante favorável para o seu cultivo. Prática e saborosa, ela logo se tornou artigo fácil nas mesas no Brasil, sendo consumida no café da manhã, almoço, jantar, lanche, sobremesa e a qualquer hora que a fome apertar.

A banana tem vitamina B6, que melhora os sintomas da TPM, e é uma da melhores fontes de potássio, importante para os músculos e para evitar as cãibras

Para o diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), Edson Credidio, a banana é uma fruta de muitas qualidades: "Primeiramente, a banana amadurece aos poucos, fora do pé, facilitando a colheita, o transporte e o aproveitamento. Além disso, é fácil de mastigar, não sendo muito dura nem muito mole, não dá trabalho para descascar, não suja as mãos (como o que acontece com as frutas com sucos e caldos), não é doce demais, nem azeda, é totalmente aproveitável e não possui caroços. E, claro, é altamente nutritiva, bastando poucas para matar a fome", enumera ele.

Dentre os seus nutrientes, destacam-se as vitaminas do complexo B, vitaminas C e potássio. "A banana tem vitamina B6, que melhora os sintomas da TPM, e é uma da melhores fontes de potássio, importante para os músculos e para evitar as cãibras, além de facilitar a digestão, pois começa a ser digerida na boca, poupando o trabalho estomacal", afirma Credidio, lembrando que, além de fornecer um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio, a fruta também fornece fibra solúvel, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol do sangue. As bananas ainda são indicadas para quem sofre de gastrite e úlcera, ajudam a regular a hipertensão arterial, controlam a diarréia, melhoram o sono e o humor.

Banana engorda e faz crescer?

É claro que, como qualquer outro alimento rico em carboidratos, a banana deve ser consumida com certa moderação. Isso é válido principalmente para pessoas obesas e diabéticas. "Não devemos abusar das frutas, já que são uma fonte rica de açúcar e possuem, muitas vezes, alto índice glicêmico, isto é, apresentam maior potencial em aumentar a glicose sangüínea", aponta a nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri, em São Paulo, que aconselha o consumo de cinco porções diárias, no máximo. E embora alguns estudos recentes indiquem a possibilidade de a banana verde auxiliar na prevenção do diabetes tipo 2, a ingestão diária da fruta, para os diabéticos, não deve ultrapassar três porções.

"As bananas costumam ser colhidas ainda verdes e amadurecem am alguns dias. Quando verdes, seu sabor é adstringente e intragável. Isto porque, antes da maturação, as bananas se compõem, basicamente, de amido e água. Em seu processo de amadurecimento, a maior parte desse amido transforma-se em açúcar, glicose e sacarose - é por isso que a banana é uma das frutas mais doces que existem", explica o nutrólogo Edson Credidio. Não por acaso, ela é uma das frutas mais calóricas. Cem gramas de banana prata madura correspondem a 89 calorias - isto é, cada unidade contém aproximadamente 100 calorias. Como o corpo as converte rapidamente em energia, a banana é um dos alimentos favoritos dos atletas.

Mas e quem não é atleta? Para Tânia Rodrigues, a conclusão de que banana engorda é um exagero, e não anula as propriedades benéficas do alimento: "Embora um pouco mais calórica que as outras frutas, o que confere alguma verdade ao mito de que a banana engorda, é um alimento rico em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento dos músculos. O seu consumo deve ser estimulado quando substitui, com vantagens calóricas e nutritivas, os bolos, doces e biscoitos", ressalta a nutricionista. Pois é, a banana é uma ótima pedida para os momentos de gula entre as refeições, principalmente pelo fato de saciar a fome com facilidade. "A pectina, fibra contida na casa desta fruta, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, prolongando a sensação de saciedade", atesta Tânia.



Agora vem a má notícia: essa fonte deliciosa de nutrientes pode estar com seus dias contados. Em 2003, veio à tona a informação de que a banana, em especial a nanica, estaria ameaçada de extinção devido ao ataque de pragas e à falta de diversidade genética na planta para resistir a elas. A tese é a seguinte: como a versão comestível da banana é um mutante estéril, ou seja, que se reproduz de forma assexuada, fica difícil produzir novas variedades, o que a deixa vulnerável a pestes como o mal-do-Panamá e a Sigatoka-negra, que contamina bananeiras (e outras plantações!) da América Central, África e Ásia. Neste caso, somente a manipulação genética poderia garantir a sobrevivência da espécie e evitar o seu desaparecimento. Isso é o que divulgaram cientistas da Rede Internacional para o Aprimoramento da Banana, na França.

Há muitas bananas. As comestíveis são agrupadas em variedades de acordo com a consistência e a coloração da casca e da polpa. Mas, para cada função ou uso, uma é melhor do que a outra, respeitando-se as preferências regionais e pessoais

Mas será que a ameaça é real? Para o engenheiro agrônomo Sebastião Silva, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a sobrevivência da banana está garantida no nosso território. "O sensacionalismo em torno desta notícia foi grande. Na verdade, esta rede internacional queria pressionar a comunidade científica e os órgãos a liberar mais verbas para a pesquisa sobre transgênicos. O rebuliço foi maior no Brasil depois que um profissional da Embrapa confirmou o perigo da doença. Contudo, já tínhamos (e temos) a banana prata resistente à peste", garante Sebastião, que afirma que a situação, apesar de séria, não é tão grave: "Há muitos cientistas empenhados em desenvolver espécies mais resistentes. A busca por novas variedades com características superiores que atendam às exigências do mercado consumidor deve continuar. A banana não vai acabar. Apenas alguns tipos serão substituídos por outros", completa.

Então, o melhor é aproveitar os benefícios e o sabor sem igual desta fruta - e apreciar os diversos tipos existentes por aqui. "Há muitas bananas. As comestíveis são agrupadas em variedades de acordo com a consistência e a coloração da casca e da polpa. Mas, para cada função ou uso, uma é melhor do que a outra, respeitando-se as preferências regionais e pessoais", afirma o nutrólogo Edson Credidio.

Credidio dá as dicas de como usar os diversos tipos de banana na culinária:

Para comer crua: são boas as bananas maçã, ouro, prata e nanica/d'água.

Para fritar: dê preferência às bananas da terra e figo. A nanica deve ser preparada à milanesa pois tende a desmanchar-se. A banana-chips, aperitivo feito com rodelas de banana desidratada ou frita, bem comum no norte do Brasil, é feita com a da terra ou pacova.

Para assar: nanica e pacova.

Para cozinhar: a pacova e a da terra, especialmente.

Para passas: prata.

Para compotas: figo e nanica.

Para bananadas e doces: prata, de preferência, e a nanica.

Para farinha: quase todas, quando verdes. A prata é mais recomendada.

Para acompanhar cozido (prato comum no Rio de Janeiro e em Pernambuco): da terra e nanica.

Para o virado de banana (especialidade de Minas Gerais): nanica, misturada com farinha de milho e queijo mineiro.

Para o "azul-marinho" (prato típico da culinária caiçara, no litoral norte de São Paulo): nanica, verde e sem casca, cozida com postas de peixe e farinha de mandioca.

Para o feijão-com-arroz: para quem gosta, vão bem a nanica e a prata, cruas.

A casca da banana ainda pode ser usada para fazer farinha e bolos, quando devidamente higienizadas. Evite o desperdício!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Juiz de Fora, MG, Brazil
Aqui tem um presente esperando por você... escolha, que entregamos em sua casa. duartesconsultoria@yahoo.com.br 32-9957-1981/8815-2107